segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Grande confusão

Saber que análises e exames médicos dizem que eu estou bem mas, ao mesmo tempo, sentir-me tão mal, é psicologicamente complicado. Meter na cabeça que todo este mal é da cura e não da doença é, do ponto de vista racional, fácil, mas emocionalmente, uma tarefa hercúlea.
E voltamos sempre à montanha-russa, aos altos e baixos, à alegria e à tristeza alternadas ao minuto (por vezes até ao mesmo tempo), sentimentos confusos que não deixam levar a vida para a frente com a normalidade que se desejaria.
Os meus pés, aliás, até aos joelhos, são troncos inchados. Alguém tem soluções - oncologicamente autorizadas - para isto? De resto, admitindo que há um resto para quem não tem pés para andar, estou bem, e isso se excluirmos o que vai dentro da cabeça.
Esta semana até poderia vir a ser uma boa semana se não houvesse uma quimio no horizonte mesmo mesmo a dar cabo de qualquer boa expectativa. Do que preciso agora, é mesmo de força para mais uma, a última dos tempos mais próximos. E conseguir caminhar até lá, claro...
Beijinhos,
T.

13 comentários:

Anónimo disse...

Percebo-te perfeitamente, aliás nem é preciso ter passado só por um bocadinho pelo que estás a passar para saber que apanhamos a montanha russa, vezes sem conta!
Estarás a reter demasiados líquidos?? Não sei porque razão tens os membros inferiores tão inchados. Mas, uma coisa acho que sei: é muito importante que fales com a tua médica, transmitas às enfermeiras da oncologia, esse inchaço, pois parece-me demasiado! Provavelmente, terás que tomar algum medicamento para ajudar a expelir os líquidos que, aparentemente, pareces estar a reter em demasiado! Teresa, fala com esse pessoal! A tua função renal, como está? Um beijinho
TeresaM

Natália Fera disse...

Olá Teresa
Eu desde que fiz o Zometa tenho sempre os pés e as pernas inchadas,de manhã estão normais mas durante o dia começam a inchar,parece que até fazem bolas nos tornozelos,o médico diz que não tem nada a ver com o tratamento,deve ser problema circulatório.Vou fazer um exame,não sei o nome.
como não não foi o oncologista que me viu,mas sim o da tiroiede,vou Quinta feira à médica de Família,ela explica tudo muito bem,depois digo-te alguma coisa
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Teresa, talvez seja melhor perguntares à médica porque tens esses inchaços, deve ter uma explicação.
Pensa que só falta mais uma, a última. Sei que é difícil, mas quem já passou por tanto....é só mais um tratamento.Depois veremos uma nova Teresa que já não volta a pensar em quimio.Veremos uma Teresa a pensar em sair, apaparicar a Joana, almoçar e jantar com os amigos e a recuperar de dia para dia.
Boa sorte Teresa, ficarei a torcer por ti
Muitos beijos
São

Maguie Barreira disse...

como eu te entendo, esses sentimentos contraditórios faz parte, dizem , mas não deviam fazer, essas oscilações também, mas pensa que é o ultimo tratamento e depois tudo volta á normalidade, quanto ao inchaço eu tb fiquei assim é retenção de liquidos falei com a médica na altura mas ela optou por não dar nenhum medicamento enquanto fazia a quimio, mas se é demais tens de perguntar.
Boa sorte para a ultima e que a ressaca seja levezinha
beijinhos
..

Ana Freitas disse...

Força, Teresa. É só mesmo o que te posso desejar. Beijo.

Teresa disse...

Obrigada a todas, Teresa, Natália, São, Maguie, Ana.
Amanhã vou fazer análises e aproveito para mostrar os presuntos às enfermeiras da sala de quimioterapia, a ver o que elas dizem disto e, se for preciso e/ou possível, falo com a médica. É que agora nem de manhã eles estão bons, estão sempre inchados, à noite pior.
Espero que estejam todas bem. Um beijinho grande.
T.

pnv disse...

Força e muitos bjs

Daniela disse...

nem sei o q te diga... nunca me inchou nada, nem as pernas ou pés ou braços... tive sorte!
mas n desesperes, isso vai desinchar :)
beijinhos

Anónimo disse...

hi there... h u checked with doc? lasix? fennel seed and dandelion root tea are good for water retention, but first check with doc. Can you put your legs up when sitting or lying down? pls check email. Pls bathe in moisterizer... My heart goes to you, ml

Madalena disse...

Olá Teresa! Mil beijinhos, Teresa. Fica bem! Vais ficar. Tenho a certeza!

beatriz disse...

OLá Teresa,
Dá noticias sobre os "presuntos" pois isso é bem desagradavel ainda por cima a juntar aos outros sintomas ditos "normais"...
E finalmente a ÚLTIMA! vai-te a ela ! e não deixes "atacar" muito! um beijo carregado de força.

Anónimo disse...

Força amiga, estás lhe a dar muito bem:)
Beijo.
João Mata

Filipa disse...

Beijinhos e força! O Asterix fez 50 anos e no aniversário dele mandou saquinhos de poções mágicas para todo o mundo. Um caiu à tua porta! Por isso forcix nesses pézix e pernix!!! lol Beijinhos!