sábado, 18 de abril de 2009

Fé em construção

A partir do minuto em que a palavra cancro nos entra pela vida, tudo muda para o doente e quem o rodeia. Sei bem que, aos poucos, já não sou a mesma pessoa, apesar de não saber explicar exactamente em quê. Talvez comece a ser mais capaz de encontrar a alegria, onde ela existe; a ter maior disponibilidade para as necessidades dos outros e também mais tempo para as minhas.

É claro que não está tudo bem, mas não quero sorrir só para me fazer de forte e fingir que nada de mau se passa comigo. Se não tenho controlo sobre esta doença, ela própria poderosa, tenho a escolha de abordar a vida de forma positiva e de, sobre o medo, fazer vingar a felicidade. É o caminho que tento seguir, apesar de nem sempre conseguir.

Por vezes (cada vez mais, ainda que por pouco tempo) esqueço-me de que estou doente. "É essa a ideia, não é?", reforçou a médica perante a receosa confidência (tive medo que fosse uma irresponsabilidade...). Sinto-me bem, mas não perdi a cabeça com as previsões de possíveis melhoras. Continuo de pé atrás. Sempre à espera de que o que venha a seguir possa não ser tão bom. A minha fé, em construção, ainda é fraca.

Dos últimos meses, esbatem-se as memórias piores. Relembro apenas (de forma difusa, como se de um filme se tratasse) a brutalidade da quimioterapia, cujo objectivo é, basicamente, matar tudo no nosso corpo, sem nos matar a nós. Sobrevivi àquilo, mas nem todos os dias a minha confiança resiste. Há dias em que foge, volta mais tarde. E, felizmente, com um sorriso nos lábios. Assim estou hoje, pronta para um fim-de-semana feliz.

Fiquem bem.
Beijos,
Teresa

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem minha amiga, assim é que é!Aproveita tudo.
beijo
j Mata

Anónimo disse...

A quimioterapia é brutal, ainda me lembro do horror que a minha mãe passou durante um ano. É para esquecer.
Vive o presente e faz o que te apetece, amanhã logo se vê. Foi assim que a minha mãe conseguiu ultrapassar os momentos menos bons da doença e as incertezas do dia seguinte.

Beijos
São

Anónimo disse...

Olá rapariga! um fim de semana Feliz para ti. Um Beijo grande, Cidália.

Anónimo disse...

Ainda bem que estás pronta para um fim de semana feliz!
Fico muito contente que a tua fé esteja em construção, e fica tranquila que ela cresce mesmo. E mais... move montanhas, acredita!
Vai correr tudo bem, fácil não é nem vai ser, mas vai correr tudo bem!
A propósito de fé em construção... podiamos ir a Fátima, não eras tu que querias voltar? Aproveitamos e almoçamos no maravilhoso "Tia Alice", começa a ser aliciante hein? :)))
E hoje, já te disse que te adoro?
ADORO-TE!
Beijos grandes mana Grande
m

Anónimo disse...

E o Sol a brilhar... ;)
Luv u!
m

Anónimo disse...

Espero que o fim de semana tenha sido feliz, e desejo que a semana que começa também seja boa.
Beijos grandes amor
nina

Ninia disse...

Está tão bonito este texto, não está?