domingo, 31 de janeiro de 2010

Vamos a mexer!

Treino de resistência, relaxamento e massagens reduzem a fadiga em doentes oncológicos em tratamento por quimoterapia, revela uma investigação dinamarquesa com 269 participantes.
O estudo decorreu em dois hospitais universitários e incluiu 73 homens e 196 mulheres, entre os 20 e os 65 anos. Havia 21 tipos de cancro mas nenhum doente tinha tumor ou metástases nos ossos. Os pacientes foram divididos em dois grupos, um recebeu os cuidados habituais e o outro, além destes, fez nove horas semanais de exercício supervisionado por profissionais, durante um mês e meio.
O exercício reduziu a fadiga e melhorou outros aspectos, como a vitalidade, capacidade física e mental. O estado global de saúde e qualidade de vida não sofreram grande alteração.
Os investigadores concluem que o exercício supervisionado é benéfico, como terapia complementar, para doentes com cancro e não acarreta riscos. Mais força muscular e bem-estar emocional são algumas vantagens.
(British Medical Journal, Outubro 2009)
Revista Teste Saúde (Deco) Fev/Março 2010

8 comentários:

Lina Querubim disse...

Oi Teresa porque achas que o meu Dr me obriga a fazer ginástica???
Cada vez que lá vou é sempre a mm coisa pergunta: exercício? desta vez já disse Hidroginástica :) e quer que ande na rua ainda que tenha dores aiiiiii manda me tomar comprimidos para as dores :p
E era o tabaco...vamos ver se me porto bem e na consulta de Abril já lhe digo nãooooooooo fumooooooooo iihihhiih beijokas e agora faz exercício :)

Anónimo disse...

mhhhhhhhhhhh....vou ver se as máquinas do ginásio mudaram de sítio.....
:-))))
TeresaM

Anónimo disse...

Márcia diz:

E é isso mesmo TPLindona,aqui num programa de saúde,fizeram um teste com pacientes ainda fazendo quimio,e os resultados foram animadores...muito mais disposição,e mais quqlidade de vida tiveram os que fizeram vários tipos de exercícios!
então...bora lá mexer o esqueleto!!!
Bigado pela informação e tenha uma boa noiteeeee!
Dorme com Deus e com os anjinhos!
beijinsss

Anónimo disse...

epa...."prontos", bora lá abanar as "pregas" abdominais!
Tem uma boa semana (uma Segunda, particularmente, celente)
TeresaM

Madalena disse...

Boa dica! Para quem mora em Lisboa: sei que decorrem alguns "cursos" Louise Hay que também dão muito muito resultado em termos de bem-estar físico e mental. Eu estou à espera que a Louise Hay chegue ao Montijo porque depois de uma manhã inteira de escola e de fazer almoço, arrumar a cozinha, ir às compras, preparar o jantar, etc, não me sobra mesmo "garra" para agarrar seja que actividade for... Mea culpa! Beijinhos, Teresa e restantes meninas! Muita esperança!

Anónimo disse...

Márcia diz;

Boa noite minha Lindona,e,~que esteja tudo certo com os teus exames amanhã!...tou na torcidaaaaaaaaaa!
muitos beijinssss

Natália Fera disse...

Vamos lá Teresa.
Eu vou assim que a Madalena começar no Montijo.
Amiga vai estar tudo bem.
ACREDITA

Beijinhos.....CUSCA.

Anónimo disse...

Márcia diz;

Boa tarde Minha Lindona,tenha um bom dia ,e os resultados já "pegaste"????
Estamos perando....
Bigado pelo beijinho e pela força,T,e vai dar tudo certo para vc tbem!
beijinssssssssssssssss