quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia M

Só uma voltinha pelos blogues, que acabei de dar, é que me animou um bocadinho hoje. Tive um dia péssimo, com exames de manhã e tratamento à tarde, dispa-se, vista-se, não respire, pode respirar, deite-se, levante-se, doeu, não doeu, bolas, o parque de estacionamento estava cheio, o raio do parquímetro estava longe como tudo, o hospital ainda mais longe, fui de sandálias, torci o pé... e, quando estava mesmo a acabar o pesadelo, entrou na sala de quimioterapia (onde faço o Zometa e a injecção) uma senhora, ainda nova, num estado lastimável, cheia de dores, a gemer, vomitar, enfim, metia dó. Fiquei virada do avesso, fartei-me de chorar quando saí dali, por ela, por mim, por toda a gente que tem esta m... desta doença que eu não sei como acaba. A verdade é que eu ainda não percebi bem como é que se morre disto...
Enfim, não vou pensar nisso, até porque vocês não deixam, e amanhã é outro dia.
Beijos,
TeresaP


"Racionalizar o sistema" - gostava de saber o que a ministra da saúde quer dizer com isto, no que toca a poupar na saúde oncológica. Abre-se ainda mais o fosso entre quem pode e quem não pode pagar pelo que precisa. Arghhhhhhhhhhhhhh

12 comentários:

Lina Querubim disse...

TeresaP
temos dias M como viste ao passar pelo o meu blog estou igual.
A Sra Ministra da saúde com m minúscul, devia estar na sala onde estiveste hoje e ver como estava a Sra que lá entrou e vos deixou a todos de rastos...talvez assim ela soubesse e pensasse melhor na porcaria que diz e faz!
Deixo-te com um beijinho e um Anjinho 0:-)

Hoje estou fula com o mundo!

Anónimo disse...

querida "Outra"
Coincidências...fui também ao meu tratamento, hoje emburrei como não emburrava há muito tempo..E também estava lá uma senhora (uma menina...talvez da minha idade...lol) que estava a passar mal. Era das primeiras vezes q fazia quimio, estava triste, deprimida, com um lencinho negro na carequita, mal encarada, com um ar sofredor. Meti conversa com ela, ficou espantadissima quando lhe falei do meu percurso, ficou animada quando lhe falei que o meu cabelo tem 13 meses de crescimento livre, (até já com direito a cabeleireiro para tratar da cor) que esta era a minha segunda vez, que nunca enjoei mas, que durante os 2 primeiros tratamentos da minha segunda vez, me senti mal, as unhas ficaram roxas, cheguei a sentir náuseas, as dores eram muitas (por causa das injecções) enfim...fiz-lhe uma narrativa bem real do antes do meu estado de espírito e do depois, quando resolvi voltar a acreditar que aquilo tudo (picadas, injecções, dores) eram apenas, pequenas coisas que eu tinha que suportar porque o tratamento era uma lavagem de muita sujidade que eu tinha cá dentro. E não é que a deixei na sala com um brilho nos olhos, um ténue sorriso na cara. Disse-lhe que experimentasse levar um lenço mais alegre, umas grandes argolas nas orelhas, cor nas faces, enfim que se "aprumasse" por fora pois isso iria ajudá-la, talvez mais do que pensava. Saí, meti-me no carro e vim direitinha para casa para a "soneca" da ordem...
A cabecinha faz muito pela malta...temos que a ajudar a ajudar-nos! pensa que o pior já passou e que isto é para consolidar o "bem" que está feito. Depois "emburra" para espantar os maus olhados que no dia seguinte, tudo passou e estamos novamente em alta!
Beijinhos
TeresaM

Susana Neves disse...

Querida Teresa,

dou-te 01h20m para continuares "emburrada", como diz a tua homónima.

Amanhã é outro dia.

Vou colocar agora fotos do batizado da Leonor no blog. Espero que te anime sua "cusca" :)

Já agora, sabes quando acaba a novela Viver a Vida, andam a anunciar "últimos epísódios" há séculos.
Beijocas grandes

Lina Querubim disse...

TeresaM, é essa a atitude!
Foi sempre a minha ajudar-me para ajudar os outros e sabe sempre tão bem!!!!!

Susanaaaaaaaaaa não perguntes nada a esta cusca eu sei algumas coisitas mas...quero ver sem que me contem!
Se esta cusca abre a boca...para a próxima é ela que leva com o charuto da Belha ihihihhihihi


Boa noite e fiquem todas com os Anjos

Graça disse...

Prima,
Esta instabilidade do tempo, deixa-nos assim, meio cinzentas, mas amanhã é outro dia, arrebita, esquece o que não correu bem hoje.
beijinhos grandes

Madalena disse...

Beijinhos Teresa Lindona! Nunca poderemos configurar o mundo de acordo com as boas orientações do nosso desejo de BEM. Isso dói muito.
Beijinhos às meninas todas!

Maguie Barreira disse...

é por situações dessas tambem que me custa imenso entrar na sala de quimioterapia, cada vez que vou fazer o herceptin, fico com o coração apertado,e o medo volta todo outra vez
sei como te deves de estar sentindo, eu quando fazia quimio, ao msmo tempo tb fazia um rapaz mais ou menos da idade do meu filho, e olhar para ele cortava-me o coração, não queria nem pensar se fosse o meu filho que estivesse no lugar dele, é uma dor horrivel, e ainda tenho de entrar naquela sala até Janeiro do ano que vem.....
amanhã (hoje) será outro dia e vais ver que vai ser melhor do que o de hoje

beijokinhas
..

Anónimo disse...

Márcia disse;

TPLindona...ainda bem que esse dia m...já foi.
Amanhã acordará lindona como sempre,nas alturas(pelo tamanhão)e,de bom astral,espero que o pézinho(que imagino o tamanho),esteja bem.
E olhaaaaa...essa m..dessa doença acaba SIM !!!!!!!


TMuiBella,que belo gesto...é assim que devemos fazer,eu fiz boas amizades no hospital do Cãncer,animando as que estavam cabisbaixas e sem ânimo,qdo. fiz a rádio,e olha que fiz em 3 horários para conhecer mais pacientes,e no final fizemos uma grande festa,com bolo e sucos.Diziam que eu era a japonezinha palhaça sempre com o terço na mão em oração,por todos.
Nem parecia que estava em tratamento...e,foi assim...
beijins TPLindona,fica com Deus e com os anjinhos!

Anónimo disse...

Mana não deixes que te derrubem, tu és linda e forte e vais conseguir, amanhã é outro dia.
Amo-teeeeeee!!!!! Milhões de beijos estou contigo, estou com vocês TODAS!!!
Força, coragem e fé!!
❤❤❤❤❤❤
m

Natália Fera disse...

Beijinhos Teresa
hoje sou eu a emburrada.

Lina Querubim disse...

Boa tarde
vá lá Meninas hoje é outro dia até o Sol vai dando o ar de sua graça. Vamos lá desemburrar, acreditar e viver um dia de cada vez!
Beijinhos para todos e Nana???
Vai correr bem!
Fiquem com os Anjos

Isabel Preto disse...

Que Deus te acompanhe sempre e essa força, que vão buscar nem sei onde(a Natália é igual!)...e muitas amigas...Tens uma menina linda.
Beijos grandes.