sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Homeopatia

Cartilagem de tubarão, regenerador celular, protector hepático, ampolas fortificantes do sistema imunitário, etc, etc, são propostas homeopáticas que os médicos rejeitam. As minha duas médicas proíbem-me este tipo de... medicação (?) mas há quem garanta que essa rejeição dos clínicos não passa de ignorância e, como já ouvi da boca de um homeopata, pura arrogância.

Gostava de trocar algumas ideias sobre o assunto, em especial com quem anda às voltas com o cancro. Já fizeram alguma coisa, conhecem quem faça, benefícios, contra-indicações?...

Obrigada


9 comentários:

Susana Neves disse...

Querida Teresinha,

para mim, só há uma certeza. temos de confiar no médico que nos acompanha (porque teorias há muitas, seja entre médicos, seja entre homeopatas e com a constante evolução do conhecimento científico é difícil saber quem estará correcto).

Depois há uma coisa que considero um grande erro - mentir/ocultar o que quer que seja que andamos a fazer. O médico tem de ser um confidente, está do nosso lado e tem de saber tudo (diz a advogada, comparando as situações).

Pessoalmente confio mais na medicina convencional e tive uma, muito, má experiência com a ARROGÂNCIA e falta de tacto de um homeopata (hei-de recuperar o post que fiz na altura). Mas, claro, não podemos tomar o todo pela parte e há quem acredite que foi esse mesmo homeopata que lhe salvou a vida.

É tudo uma questão de empatia, digo eu.

Uma beijoca grande

Anónimo disse...

Teresa, vá ao site do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, eles têm uma pagina sobre esse assunto.
www.mskcc.org/cancer-care/integrative-medicine/aboutherbs-botanicals-otherproducts

Anónimo disse...

boa sugestao acima. Penso em voces, ml

laura disse...

Beijinhos Teresinha

ClaudiaV disse...

Oi Teresa!

Quando a minha irmã ficou com o linfoma e teve uma trombose a minha mãe não se ficou apenas pelo que o médico do IPO disse.

Pegou na minha irmã e levou-a vários homeopatas. O favorito é um senhor de muita idade de Setubal (se quiseres eu posso te dar o numero). Nao sei o que ela tomou. Além disso tomou o xarope de aloe vera (que iamos buscar ao convento das freiras em benfica) e depois disso o meu pai ficou fornecedor do Xango e lá em casa tudo o tomou.

Eu não tomei nada porque o meu tratamento sempre foi suficiente, porque fui vendo resultados.

Acho que o importante antes de tomares alguma coisa é teres a certeza que nada do que possas vir a tomar possa anular o efeito daquilo que possas andar a tomar agora. A homeopatia tem coisas muito boas é também uma questao de se ter um bom médico homeopata.

Em vez da homeopatia, fiz como sabes o reiki (muito reiki) todos os dias fazia a mim propria e foi nisso que em mim vi resultados. Mas cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa, e cada corpo é um corpo.

Houve a tua voz interior e segue aquilo que ela te diz. Se precisares de ajuda já sabes que eu estou aqui.

Beijinhos enormes.

Anónimo disse...

Olá Teresa,

O meu nome é Mónica, sou tenho 38 anos, 3 filhos de 9, 5 e 4, e foi-me diagnosticado um tumor na mama grau III (tb tenho os nódulos afectados)há 3 meses. Faço amanhã a minha 3.ª sessão de quimioterapia. Tenho acompanhado desde o início com acupunctura, homeopatia e naturopatia. O que lhe posso dizer é que, até à data, o único sintoma secundário da quimioterapia é algum cansaço. De resto, continuo a trabalhar normalmente (sou economista). Tenho conhecido algumas pessoas com cancro, que estão na mesma clínica, e que têm tido resultados muito positivos.
O único conselho que lhe posso dar, além da minha experiência, é que se deve escolher muito bem o médico de medicina alternativa (alguém com uma conduta irrepreensível e de quem se tenha referências).
Tenho seguido o seu blog, assim como outros com a mesma temática, que me têm sido muito úteis neste meu percurso.
Desejo-lhe tudo de bom.
O meu contacto é: monicavribeiro@gmail.com.

Ana Freitas disse...

Boa tarde Teresa. Tentei colocar um comentário mas acho que não ficou. Espero que agora consiga. Queria apenas dizer-lhe que, da experiência que tenho e que vivi de muito perto, concordo inteiramente com o comentário anterior. Há tipos de medicina que podem ser complementares, e não alternativas, à medicina tradicional. O mais importante é sabermos escolher a pessoa certa. Deixo-lhe o contacto de um excelente médico - Chefe de Serviço de ortopedia no CH de Cascais (pelo menos até há algum tempo atrás) e homeopata também com muitos anos de experiência. Julgo que, para além da questão médica/clinica saberá certamente aconselhá-la em todas essas dúvidas. Dr.Hélio Paulino Pereira e tem consultório perto do Saldanha na Rua Andrade Corvo, 16 R/c Dt. - T: 213153355. Tudo de bom Teresa! ana.freitas1941@gmail.com

Teresa disse...

Obrigada a todos pelas mensagens, tanto aqui como privadas. Estou em reflexão... Não é matéria fácil para quem acredita em tão pouco e tem duas médicas que não aprovam sequer uma conversa sobre o assunto.
Tenho de abrir mais o coração a quem me pode ajudar..., disseram-me duas pessoas diferentes, dois dias seguidos. Algum razão devem ter...
Beijinhos e, mais uma vez, obrigada

matamari disse...

Olá,

Eu estou a tomar graviola (annona muricata). Foi-me sugerida por um amigo bastante céptico em relação à medicina natural/alternativa, com exemplos práticos de melhorias perto dele, por isso não hesitei. Certifiquei-me só que não implica com tratamento/droga alguma. Até agora, não noto nada de especial a não ser que me ajuda bastante a manter "bem-disposta". Claro que é mais uma daquelas coisas super-controversa e há quem jure a pés juntos que é banha da cobra...
http://www.canceractive.com/cancer-active-page-link.aspx?n=850

Se precisares de tirar dúvidas, impressões, avisa.
Bjs
Mariana