domingo, 20 de maio de 2012

Miopia futurista

O cancro não acabou com a minha vida, pelo menos não tão depressa quanto o diagnóstico inicial tinha dado a entender. Já assisti a várias lutas que começaram depois e, infelizmente, já terminaram. Há combates que são tão rápidos que nem dá para delinear uma simples estratégia, outros que se prolongam por uma longa vida e se tornam intermináveis maratonas.
Ao fim de quase quatro anos, não me posso gabar de o ter vencido nem outros podem chorar a minha derrota. 

E se, como dizia, o cancro não me acabou com a vida ao ponto de, sempre que posso, continuar a fingir que ele não existe, acabou, entre outras coisas, com o meu futuro. 
Diz-se que o que conta é o presente e, no meu caso, não há mesmo outro remédio. O passado está lá atrás, não o persigo, muito pelo contrário. Dele ficou apenas o que ainda cá está ou quem comigo permanece (mesmo que seja "só" no coração). 
O que eu não tenho, e lamento, é capacidade de ver um pouco para a  frente. Tenho saudades de sonhar com o futuro, de fazer planos de grandes viagens para daqui a uns anos, de pensar em ser velhinha e ter netos e... de conseguir marcar férias para daqui a um mês ou dois. 
Futuro, futuro é, tão-só, ir trabalhar amanhã...
Bolas.

T.






6 comentários:

Lina Querubim disse...

Tens um futuro longo pela frente!!!
Beijokas

Anónimo disse...

Minha querida irmã,
Entendo o que dizes, mas penso que estás a ser um pouco derrotista... amanhã? Não exageremos... na realidade, esse é o único plano, realista, que todos nós podemos, pois ninguém sabe quando vai realmente partir nessa longa e interminável viagem.
Acho que podes, e deves, continuar a ter planos para o futuro, e por favor, bem mais do ir que ir trabalhar amanhã... nem que seja um suminho ao fim do dia, com a tua filha em frente ao mar.
A vida não vai parar, e tu ainda tens muito que viver.
Adoro-te
m

Clara Azevedo disse...

Por favor sonha com o futuro, era o que faltava agora não sonhares, não sonharmos, o sacana do cancro não pode impedir ninguém de sonhar, porque sonhar é sonhar CARAMBA!!!! Beijinhos :-)

Anónimo disse...

♥♥♥♥

Gatapininha disse...

Teresa, é outro modo de vida, planear o futuro de semana a semana dá mais garantias que se consiga fazer o que se planeou.
jokas

Natália Fera disse...

Claro que podes e deves sonhar com o futuro.
Eu já nos estou a ver velhinhas a comer uma pizza e uma tarte de limão ,tu com os netos e eu com os bisnetos,isto não quer dizer que eu seja mais velha que tu,só que me adiantei uns aninhos.
Beijinhos gémea do meu coração.